quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ensinando com Amor: Ensino Eficaz é Ensino Permanente

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22:6
Se verdadeiramente quisermos que este versículo seja uma realidade na vida de nossos filhos e alunos, cabe a nós, pais e mães, educadores, mestres em obediência a Palavra de Deus, evangelizar e discipular estes pequeninos. Precisamos além de levá-los a Jesus, ensiná-los a crescer na intimidade e comunhão com Deus.
Ensinar a criança no caminho em que deve andar é muito mais do que levá-la a igreja domingo após domingo, ou ensiná-las domingo após domingo, é muito mais do que ensiná-la a ser religiosa, é muito mais que ensiná-la a orar na hora das refeições, é muito mais que proibí-la de assistir um desenho da Disney, é muito mais que ler a Bíblia só no dia em que dá tempo...
Ensinar a criança no caminho em que deve andar é viver a vida de Cristo a cada momento de nossa vida, é exalar o bom perfume de Cristo em nossos lares,e onde quer que estejamos para que nossos filhos e alunos vejam Cristo e o seu amor através de nós.
Ensinar a criança no caminho em que deve andar é levá-la a amar a Jesus de todo o seu coração e sua alma, como nós amamos, é ensiná-la a ter comunhão íntima com Jesus como nós temos, ensiná-la a ter desejo de orar, falar com Deus como nós, é ensiná-la a ter fome da Palavra e se alimentar diariamente como nós nos alimentamos.
Ensinar a criança no caminho em que deve andar é colocar a Palavra de Deus no coração e na alma de nossos filhos, estando sempre a frente dos seus olhos. É ensinar a tempo e fora de tempo, é almoçando na mesa, brincando no chão, tomando banho, fazendo jantar, comendo juntos. Andando no caminho da padaria, da escola, do shopping, da feira, do parque. É ensinando na hora de deitar, na hora de se levantar para a escola (Dt.. 11:18 a 21) e quando for velho não se desviará deste caminho, pois as promessas de Deus são verdadeiras, não mudam e não falham.
Sendo assim porque tantos jovens que foram "criados em lares evangélicos" e foram "criados na igreja" estão hoje longe de Deus, desviados para as drogas, alcoolismo, prostituição, marginalidade? Ou mesmo não querendo nada com Deus. Quem falhou ? Deus ou nós os pais e mestres educadores?
Hoje é o tempo urgente para vivermos essa promessa de Deus em nossos lares, pois como pais e mestres educadores desta geração precisamos também com urgência obedecer e viver a Palavra de Deus em Deuteronômio 11 e Salmos 78.
Que possamos dizer como o Apostolo Paulo proferiu: Sede meus imitadores como eu sou de Cristo...Estas crianças, pequeninos aprenderão muito mais com nossas vidas, do que com nossas palavras...então que venhamos viver a Palavra de Deus, e assim colheremos os frutos ao ensinarmos aos pequeninos e estes frutos permanecerão para sempre.
Ensine com amor! Viva com Amor! Foi Deus que nos escolheu e separou para tão precioso Ministério!
Um beijo no seu coração!

0 comentários: